Eu tenho usado o PowerPivot no Excel 2013 e SQL Server 2012 SP1 lado modelo de tabela a lado por mais de 3 meses. Recentemente eu só encontrou o seguinte erro ao criar nova pasta de trabalho Excel 2013 a partir do zero e adicionar uma tabela para o modelo de dados.
Não foi possível carregar o modelo de dados. Isso pode ser porque o modelo de dados na pasta de trabalho está danificado.
 PowerPivot erro - Modelo de Dados pode ser danificado
 
PowerPivot é incapaz de carregar o modelo de dados.
Erro PowerPivot: PowerPivot é incapaz de carregar o modelo de dados
 
Parece que eu não sou o único que está tendo o problema. Chris Webb ( b | t ) disse-me que ele também encontrou no passado. Outros mencionaram que ele está trabalhando para eles sem qualquer problema.
Tenho registrado recentemente a questão em Ligação . Por favor vote, se você encontrar o mesmo problema.
Para resumir, os detalhes do ambiente que tenho isso aconteceu são:
Sistema operacional: Windows 8 Pro (6.2.9200) - 64-bit
SQL Server 2012 SP1 (11.0.3128) - 64-bit
Office Professional Pro 2013: Microsoft Excel 2013 15.0.4454.1503 MSO (15.0.4454.1504) 64-bit
 
A solução é simplesmente desligar serviços (tabulares) SQL Server Analysis Services. Isso deve permitir que os usuários adicionem modelo de dados para o PowerPivot novamente. Embora a solução é simples e funciona, torna-se complicado para nós, que precisa usar tanto PowerPivot eo modelo de tabela ao mesmo tempo.
Esperemos que isso será corrigido em breve. 

Resumo

Tendo PowerPivot (Excel 2013) e a instância do SQL Server Analysis Serviços tabular Modelo instalado na mesma máquina pode resultar em um erro ao abrir o PowerPivot. O erro "Não foi possível carregar o modelo de dados. Isso pode ser porque o modelo de dados na pasta de trabalho está danificado. "Aparecer mesmo que o modelo de dados não está danificado (ou nem mesmo criado ainda). A solução é parar a instância de modelo de tabela. O problema foi registrado em Conectar .
 

Leitura adicional